A participação política, para além do direito ao voto, pode ser realizada em escala nacional? Se sim, é possível fazê-la sem prejuízos aos seus aspectos deliberativos? Essa é a questão discutida pela Professora Thamy Pogrebinschi no artigo The squared circle of participatory democracy: scaling up deliberation to the national level publicado na revista Critical Policy Studies.

Para comprovar essas questões, a autora propõe quadro teórico composto por duas dimensões: a viabilidade e a efetividade da participação e da deliberação. Tais pressupostos são testados com base na analise da experiência brasileira das Conferências Nacionais de Políticas Públicas.

O artigo está disponível aqui. Caso haja dificuldade em adquiri-lo, é possível solicitá-lo pelo e-mail do LED.